Os personagens e o Tarot

Todos os personagens principais da Série Ordo possuem uma aproximação esotérica que lhes dá corpo e forma. Desta maneira a ficção cruza a realidade de uma forma funcional como se de um universo paralelo se tratasse.

Todos os personagens possuem uma tendência que pode ser analisada pela astrologia e comparada com a narrativa, como se vê neste artigo: André Lopes astrologicamente!; ou neste: Nadya Von Strauss,  astrologicamente!

Ainda assim, existem momentos, decisões e alturas da narrativa em que o tarot é uma ferramenta determinante para a evolução e análise das consequências das decisões.

A narrativa, embora ficcional, ganha todo um nível de realismo desta forma e dificilmente os personagens saem da sua forma natural e inata de existir, tendo obviamente em conta a liberdade de acção e a interferência de uns com os outros durante o enredo.

Pedi à Sofia Graça, outrora uma brilhante aluna de tarosofia e hoje uma Tarósofa (iv) apta e excelente, para revelar de forma breve os arcanos de tarot por detrás dos três personagens principais do livro  Envelope Amarelo, e eis a sua pronta resposta.

 

Nadya Von Strauss

EmocionalO Pendurado

Ela quer amar, e ama, mas não plenamente. Tem de fazer o sacrifício e pôr os sentimentos em espera por um bem maior.  

 

 

Pendurado - VIMANA Tarot by Mário Portela

Físico2 de ouros

Fisicamente considero-a equilibrada. Cuida de si, mas sem fanatismos exagerados.    

 

 

2 de Ouros - VIMANA Tarot by Mário Portela

Comportamental5 de ouros

Tal como emocionalmente, as suas acções estão restritas. Acho o 5 de ouros mais apropriado (do que o seis de espadas por exemplo), pois tudo o que fizer pode ser, e será, usado contra ela, e foram acções (ainda que não directamente dela) que a puseram naquela situação.

5 de Ouros - VIMANA Tarot by Mário Portela

André Lopes

EmocionalO Louco

Está-se a apaixonar, é o belo princípio de algo novo! No entanto, ignora o óbvio, mesmo com o precipício diante seus pés.  

 

Louco - VIMANA Tarot by Mário Portela

FísicoRei de Espadas

É disciplinado, e consegue manter o seu físico mesmo tendo um ofício que em princípio o manteria numa secretária. Embora já não no activo, demonstra postura e cicatrizes de um soldado.  

 

Rei de Espadas - VIMANA Tarot by Mário Portela

ComportamentalCavaleiro de Espadas

Acho que o cavaleiro de espadas é a lâmina que mais se adequará, pois demonstra o ímpeto do cavaleiro, mas com a consciência de espadas. Não tem medo, e age, mas não comete acções não pensadas, excepto raras excepções.

Cavaleiro de Espadas - VIMANA Tarot by Mário Portela

Santiago Fragão de Mendonça

EmocionalA Lua

Emocionalmente consideraria o falso visconde a Lua, pois emoções é algo que esconde, até de si. Será que as tem sequer?

 

 

A Lua - VIMANA Tarot by Mário Portela

FísicoRei de Ouros

O rei de ouros é a personificação da autoridade, não a autoridade porque sim, mas pensada, quase calculista. É um ar poderoso, mas respeitável.

 

 

Rei de Ouros - VIMANA Tarot by Mário Portela

ComportamentalO Diabo

O diabo é um arcano que fala de vícios. Ao longo de toda a história vamo-nos apercebendo que ele não é o ‘quero posso e mando’ do imperador mas sim um escravo da sua neurose. Essa neurose é o que ele escolhe todos os dias, por ser o familiar e confortável para ele e o escraviza.

O Diabo - VIMANA Tarot by Mário Portela
Partilhas