O Visconde, astrologicamente!

Todos os personagens principais da Série Ordo possuem uma aproximação esotérica que lhes dá corpo e forma. Desta maneira a ficção cruza a realidade de uma forma funcional como se de um universo paralelo se tratasse.

Os personagens possuem uma data de nascimento e consequente análise astrológica de forma a que os acontecimentos, as tendências, os temperamentos e os comportamentos se adequem com as várias narrativas.

A narrativa, embora ficcional, ganha todo um nível de realismo desta forma e dificilmente os personagens saem da sua forma natural e inata de existir, tendo obviamente em conta a liberdade de acção e a interferência de uns com os outros durante o enredo.

Pedi ao astrólogo Jorge Moreira que fizesse um resumo da análise astrológica do personagem Visconde Santiago Fragão de Mendonça, que está presente no livro Envelope Amarelo e nos seguintes.

Breve análise à Carta Astral de Santiago

Carrega de nascença a energia saturnina da Besta, aquele que se mostra com focinho de Bode. Sob as 5 pontas invertidas, aquelas que apontam para o domínio e a imersão nos planos mais densos da materialidade, Visconde traz a promessa de aprisionar as almas perseguidas por Tifão, um monstro primordial enclausurado nas profundezas capaz de afugentar qualquer Deus.

Da essência de Saturno, derivam as suas habilidades e motivações. De tudo aquilo que necessitar de uma chama ou de um fogo misterioso para funcionar ou para animar, deve ser manipulado pelo seu domínio e pelas suas mãos. Terá uma predilecção por roupas escuras, jóias e mercadorias de grande valor, será tentado pelos metais e pedras escondidas e raras da terra, assim como terá um bom faro e olho para elas. Será escravizado pelas tentações de Vénus, será escravizado pelo luxo e pelo requinte, com sorte do destino o terá, mas logo o perderá, pois aquele que escraviza a própria alma, sacrifica algo em troca, pois não há substância que alimente um desejo que não pode ser saciado. Muita culpa estará envolvida, muito ódio e vingança será desejada. Os infortúnios, poucos serão prometidos, mas serão aqueles de terrível impacto na sua vida. Muitas vezes, verá a sua fortaleza a desabar e depois de todas elas a contruirá de forma mais segura imune a qualquer absurdeza. Não ser mole nem misericordioso, mas será beneficente com aqueles que lhe beijarem a mão, contudo será exigido um sacrifício e terá a intenção de escravizar.

Mostra-se Génio, mas desiludido com o seu próprio julgamento, o mundo será demasiado pequeno. Buscará atmosferas ocultas, misteriosas e peculiares, aquelas que permitem a introspecção do Eremita e a realização da sua grande obra.

Os casamentos serão curtos ou poucos, ou então nenhuns, pois o compromisso será apenas com a elevação do seu espírito acima de qualquer alma. Desviar-se-á de qualquer confronto ou impedimento na sua longa jornada. Por vezes poderá mostrar má índole, pois os afectos serão uma lamechice na sua vida, inúteis na subida da escada da vida. Raramente será entendido, será testemunho de crueldades e também vítima dessas em tenra idade. Muitos desapontamentos, muitos elos quebrados, a vida relacional será um tumulto e não confiará no seu espelho. Não buscará a alma-metade, mas buscará preencher o vazio com o fogo de Prometeu.

Partilhas